domingo, novembro 12

Vamos internetizar o selo?


Exposição Permanente: Os CTT em Portugal
Descrição: Segundo as palavras do Gustavo e da Bia, os activistas do museu que tentam angariar assinaturas para a sua causa, o seu movimento é só “tipo.. O Movimento, tão a ver.. é O movimento que luta pelo direito do selo à vida!! Vocês não têm bem noção .. mas..as novas tecnologias estão mesmo a ameaçar o habitat natural do selo! Temos que proteger esta espécie em vias de extinção!!!”
Para que nenhum dos visitantes assine sem saber bem do que se está a falar, as monitoras vão contar a história do selo, porque é que apareceu, para que é que serve, por que é considerado valioso, e objecto de colecção...
Tempo de duração: 1h
Criação: Paula Castro Rosa
Ilustração T-shirt:
Ly.daphne
Actores: Hugo Caroça; Karina reis
Monitoras: Carla Sampaio, Dora Lourenço
Estreia da Actividade: Outubro de 2006

Actividade para alunos do pré-escolar e 1º ciclo

Os Testes do Jarbas

Exposição Permanente: Vencer a Distância - Os CTT em Portugal
Descrição: O Jarbas quer candidatar-se a condutor dos CTT mas, para isso tem de passar nos testes. Está ali para aprender e desconfia daquele grupo de crianças... Será que lhe querem roubar o lugar? Bem, pelo sim, pelo não.. o melhor é acompanhá-las na visita e, se entretanto por acaso, deixar escapar que os correios foram inventados por uma pomba ou que a grande evolução dos transportes se deu com a invenção do motor a espinafres...não é que as esteja a querer enganar... mas enfim, é preciso garantir que o lugar de condutor não vá parar a mais ninguém. No final fica tudo bem... os seus concorrentes nem têm idade para conduzir... e todos juntos ficaram a conhecer a história dos CTT em Portugal e a evolução dos meios de transporte, tão importantes para a velocidade de entrega da nossa correspondência.
Tempo de duração: 1h15
Criação: Paula Castro Rosa
Design Gráfico Quadro: Ly.daphne
Actores: José Mateus, Carlos Oliveira
Monitoras: Dora Lourenço, Carla Sampaio
Estreia da Actividade: Fevereiro de 2006.
Ficha Pedagógica - Os CTT em Portugal

Actividade para alunos do 1º ciclo.

O Mestre Sabichão

Exposição Permanente: Vencer a Distância – O percurso das Comunicações
Descrição: O Mestre Sabichão tem um quadro que guarda toda a informação da exposição. Mas.. como é um mestre muito egoísta.. não o quer mostrar às crianças participantes. Elas é que vão ter que lhe provar que conseguem descobrir sozinhas todas as pistas na exposição e resolver todos os enigmas do quadro, sem precisar da ajuda dele. Um divertido jogo de pistas onde os participantes ficarão a conhecer as principais invenções que, da telegrafia à internet, fizeram crescer as comunicações ao longo da história.
Tempo de duração: 1h15
Criação: Paula Castro Rosa
Design Gráfico Quadro: Ly.daphne
Barbas Sabichão: Cristina Morais
Actores: Rui Rosa
Monitoras: Paula Rosa, Irina Raimundo
Estreia da Actividade: Março de 2006.
Ficha Pedagógica - O Mestre Sabichão

Actividade para alunos dos 1º e 2º ciclos.

A Super Avozinha


Exposição Permanente: A Casa do Futuro
Descrição: Apesar dos seus 95 anos, da sua espondilose, das suas, cada vez mais acentuadas, surdez e cegueira, esta é mesmo uma Super Avozinha. Não tem super poderes mas tem toda uma linha de equipamentos e tecnologias ao seu serviço para que não lhe falte nada. A visita guiada à Casa do Futuro pela Super Avozinha, permite demonstrar a eficácia destes novos equipamentos, sensibilizar as crianças para as necessidades especiais de algumas pessoas e ainda fazer rir os participantes com algumas traquinices que a Avozinha não consegue conter.
Tempo de duração: 1h15
Criação: Paula Castro Rosa
Actriz: Carla Sampaio; Sofia Andrade, Ana Helena
Monitoras: Dora Lourenço; Paula Castro Rosa
Estreia da Actividade: Outubro de 2004

Actividade de Apoio para grupos grandes:
A Minha Casa do Futuro
Descrição: Actividade de Expressão Plástica, para a construção em grupo de uma casa em papel cenário, utilizando desenhos e colagens.
Monitoras: Irina Raimundo, Filipa Rogério e Carla Sampaio

Actividade para alunos dos 1º e 2º ciclos.

A Dama da Mala Posta

Exposição Temporária: Estação de Muda da Mala Posta
Descrição: Depois de uma breve introdução histórica, os visitantes são levados para o pátio da Estação de Muda da Mala Posta. Quando estão todos sentados, aparece uma Dama da época, muito afogueada. Em conversa com os participantes, fala da época em que o serviço da Mala Posta surgiu, da sua função e importância para a época. Conta a sua história e fala dos seus tempos. Em interacção com as crianças, vai encontrando diferenças entre os seus hábitos e os costumes dos dias de hoje.
Tempo de duração: 45’
Criação: Paula Castro Rosa
Actriz: Sara Aguiar; Karina Reis; Sara Duarte
Monitoras: Carla Sampaio; Dora Lourenço
Estreia da Actividade: Dezembro de 2004

Actividade de Apoio para grupos grandes:
A Minha Carruagem
Descrição: Actividade de Expressão Plástica, para construir uma carruagem em papel cenário, utilizando desenhos e colagens.
Monitoras: Filipa Rogério e Irina Raimundo

Actividade para alunos do 1º ciclo.

Uma missão de espionagem pelo Museu

Descrição: O Zé da Noite, segurança nocturno, tem a certeza que há fantasmas no Museu das Comunicações.. mas, como tem medo para investigar sozinho, resolve recrutar os visitantes numa missão de espionagem. O pior, é que as personagens residentes nas exposições não querem ajudar: A Dama da Mala Posta maçada e mal cheirosa da viagem, não se sente nada apresentável para estar a receber visitas; O Jarbas, obcecado em conquistar o lugar vago de condutor dos Correios, nem quer ouvir falar de ajudar os visitantes; A Avozinha da Casa do Futuro, está tão entusiasmada com a preparação da sua festa que nem se lembra que tem de explicar as vantagens das novas tecnologias...
Não vai ser uma missão fácil para os espiões que vão ter que organizar-se; infiltrar-se nos três andares do Museu; descobrir pistas nas exposições e interrogar as personagens. O Zé da Noite não brinca em serviço e não vai deixar sair ninguém sem lhe explicar tim tim por tim tim as coisas estranhas que por ali se passam.
Tempo de duração: 1h35
Criação: Paula Castro Rosa
Actores: Carla Sampaio; Carlos Oliveira; João Ferrador; José Mateus; Sara Aguiar;
Estreia da Actividade: Setembro de 2006.

Peddy Paper por todo o Museu das Comunicações
Animação para famílias ou grupos/ Sábados à tarde no Museu

Preciso urgentemente de falar com alguém!

Descrição: "Preciso urgentemente de falar com alguém!" - grita o Zé das Noites do átrio do Museu – ".. e vocês parecem-me ideais para isso... Porquê? Têm pelo menos dois bons argumentos.. um ouvido esquerdo e um ouvido direito. E isto, partindo do princípio que falamos todos a mesma língua, é exactamente o que eu mais preciso neste momento."
O Zé já é desde há muitos anos guarda nocturno do Museu das Comunicações. Sozinho com as exposições já viu e ouviu coisas que nunca pôde contar .. por não estar ali mais ninguém, senão os botões da sua farda. Agora é diferente. Pelo menos uma vez.. na última 5ª feira de cada mês, o Museu está aberto até às 10 da noite e, um por um, os visitantes lá começam a espreitar. O Zé não se contém e conta-lhes tudo. Fala-lhes dos mistérios, das máquinas enfeitiçadas e dos fantasmas, do passado, do presente e do futuro, que aparecem durante a noite para comunicar com ele.
Uma oportunidade para espreitar os principais pontos das exposições permanentes do Museu.
Tempo de duração: 1h30
Criação: Paula Castro Rosa
Actores: Carlos Oliveira
Monitoras: Carla Sampaio; Dora Lourenço
Estreia da Actividade: Julho de 2006.

Animação para o final do dia, última 5ª feira do mês (Santos Design District), público em geral.

O Jogo das Comunicações


Actividade Permanente: Jogo Didáctico
Descrição: Num gigante tabuleiro de jogo, em forma de caracol, ilustrações divertidas contam-nos a nossa história, desde a pré-história até aos dias de hoje. Os jogadores, com a ajuda de um dado, vão avançando ou recuando na história, em direcção ao Futuro. Mas, para lá chegar, é preciso responder correctamente às perguntas que vão surgindo sobre a história das comunicações. Uma forma divertida de aprender a história das comunicações enquadrando-a nos diferentes períodos da História do homem.
Tempo de duração: 1h
Criação: Paula Castro Rosa
Ilustrações: Luís M. Bernardo
Tapete Caracol: José Mateus
Estreia da Actividade: Outubro de 2004
Actividade para alunos do 2º ciclo